Nova Bandeira Eletrônica Refscall para árbitro de futebol, modelo 2010.
 
10/12 12:39  -  Inovações tecnológicas testadas em campo

Cartão azul, substituições ilimitadas e revisão de lances em vídeo foram utilizados pela arbitragem

Na noite da última quinta-feira (09/12) aconteceu a Copa Inovação, no estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul, um jogo amistoso entre um selecionado de jogadores de São Paulo contra o Rio de Janeiro, promovido pelo sindicatos dos jogadores e transmitido pelo canal esportivo SporTV.

Sálvio Spínola com sua parafernália tecnológica e o cartão azul

O árbitro paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho foi convidado para testar as proposições de mudança na regra, juntamente com os assistentes Ednilson Corona (SP) e Roberto Braatz (SC) e o quarto árbitro Rodrigo Braghetto (SP). O ex-árbitro FIFA e da FPF, Valter José dos Reis, atulamente secretário da escola de árbitros de São Paulo, foi o assistente de video.

Dentre as proposições testadas, estavam o uso de video para dirimir dúvidas com relação a lances duvidosos, substituições ilimitadas, pedido de tempo técnico e a aplicação do cartão azul.

Os técnicos de cada equipe tinham direito a dois pedidos de revisão de lance no video, um em cada tempo do jogo. O técnico do time paulista, Vágner Mancini, pediu a revisão em um gol do time carioca. Um colegiado formado pelo árbitros, o auxiliar de video e os capitães das equipes, Elano (SP) e Carlos Alberto (RJ) reviu a jogada no monitor e decidiram, por 6 votos a 1, que o gol foi legal. Rodrigo Braghetto foi o único a discordar no lance.

No segundo, o técnico Zico, que comandou o time do Rio de Janeiro, pediu a revisão do lance. Uma falta cometida sobre o atacante Neymar na entrada da área gerou dúvida. O colegiado conferiu o vídeo e, por unanimidade, concordou com a marcação do árbitro. Na cobrança, Baiano fez um belo gol.

Os jogadores se mostraram um pouco reticentes com relação à paralização durante a partida, que chegou a demorar, em média, 5 minutos. Nenhuma decisão de arbitragem chegou a ser alterada depois da consulta ao monitor de video.

Colegiado faz a revisão do video do lance polêmico

Os técnicos usaram e abusaram das substituições ilimitadas durante a partida. Esta mudança pode se refletir em mudanças táticas dentro de uma partida. Nenhuma conclusão ainda foi feita a respeito deste experimento. O tempo técnico acabou não sendo usado.

O cartão azul, usado com uma punição mais branda que o cartão vermelho, serve para punir o jogador infrator com uma espera de 10 minutos no banco de reservas e foi aplicado quase no fim do segundo tempo, quando o zagueiro Antônio Carlos reclamou de penalidade assinalada em favor dos paulistas. O jogador voltou bem no fim da partida, já nos acréscimos.

O árbitro Sálvio, que serviu de cobaia desta grande iniciativa, se mostrou muito otimista com as experiências e com a adoação delas no futuro. O juiz ainda ressaltou que isso não deve acontecer tão cedo, pois depende de estudos e conclusões e a aprovação final da FIFA e do International Board (IFAB).

Veja o video com a opinião do árbitro Sálvio Spínola: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1390548-7824.html

Outra curiosidade foi a câmera instalada junto ao corpo de Sálvio. A SporTV estava gravando o video para fazer uma matéria sobre o ponto de vista do árbitro durante uma partida de futebol, que será exibida futuramente.

A Copa Inovação será disputada de 2010 a 2014, com cinco edições anuais. Ao término de cada uma delas será enviado um relatório à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à FIFA. Para acompanhar o jogo, o torcedor trocou o ingresso por um quilo de alimento não perecível ou por um brinquedo. Toda a arrecadação será destinada às crianças carentes. Os paulistas venceram o jogo por 3 a 1.

São Paulo iniciou com: Gustavo (Santo André); Paulo César (Prudente), Anderson (ex-Corinthians), Leandro Castan (Corinthians) e Diogo (São Paulo); Ralf (Corinthians), Baiano (Guarani), Elano (Santos) e Bruno César (Corinthians); Mazola (Guarani) e Dentinho (Corinthians). Entraram ainda: Neymar (Santos), Juninho Paulista (ex-São Paulo e dirigente do Ituano) e Fabrício (base do Corinthians).

Já o Rio de Janeiro foi formado por: Rafael (Fluminense); Léo Moura (Flamengo), Dedé (Vasco), Leandro Euzébio (Fluminense) e Marcelo Cordeiro (Botafogo); Fernando Bob (Fluminense), Somália (Botafogo), Carlos Alberto (Vasco) e Tartá (Fluminense); Diego Maurício (Flamengo) e Somália (Duque de Caxias). Entraram ainda: Toró (ex-Flamengo), Antônio Carlos (Botafogo) e David (ex-Fluminense).

Fonte: Refnews       Autor: Refnews
notícia218 de 73 << anterior    -    próxima >>


Notícias
20/09 17:15 Campeonato Alto dos Pinheiros - menores
08/05 15:32 Campeonato Brasileiro de Veteranos 2012
25/04 11:31 Futebol dos Pais na Chácara do Arqui
26/03 16:40 Arbitragem do Interclubes 50 - Coopercotia x Helvé
10/02 07:39 Paulo César e Marcão nas finais de São Bernardo
08/08 11:36 FR no evento Dia do Craque do Camarote Unyco
05/08 14:32 FR Eventos no VI Dia da Mídia no Estádio do Corint
05/08 14:21 Sálvio Spí­nola prestigia finais do Paineiras
20/09 16:46 Amistoso: Palmeiras x CAT
11/08 10:51 Interclubes Sessentão - Mairinque x SPFC
página 1 de 8 << 10 anteriores    -   próximas 10 >>

Bandeira Eletrônica RefsCALL
Bandeira Eletrônica RefsCALL para arbitragem
FR Eventos Esportivos © 2008 - Site produzido por: Softech Network Informática [admin]