Nova Bandeira Eletrônica Refscall para árbitro de futebol, modelo 2010.
 
29/06 11:56  -  Árbitros são proibidos de falar sobre tecnologia

Sem Larrionda e Rosetti, árbitros são proibidos de falar sobre tecnologia

Uruguaio e italiano, alvo de críticas por erros nas oitavas de final, decidem não ir ao treinamento aberto à imprensa

Por Thiago Dias Direto de Pretória, África do Sul

Chefe de arbitragem da Fifa, José María García-Aranda O chefe de arbitragem José María García-Aranda
(Foto:Thiago Dias/Globoesporte.com)

Uma pergunta não saía da boca das centenas de jornalistas que compareceram ao treino aberto dos árbitros da Copa do Mundo nesta terça-feira, em Pretória: onde estão Jorge Larrionda e Roberto Rosetti? Procura daqui, consulta dali... E nada. Os dois juízes que falharam feio nas oitavas de final resolveram não comparecer ao evento e ficaram no hotel. Os demais que apareceram adotaram o mesmo discurso: proibidos de tocar no assunto pela Fifa, eles fugiram da polêmica sobre o uso de tecnologia nas partidas de futebol.

- Tivemos uma reunião com os responsáveis pela arbitragem e nos orientaram para não falarmos de dois assuntos: questões técnicas e tecnológicas. Assim, não posso falar disso. Peço que me desculpem - disse o brasileiro Carlos Eugênio Simon.

Na partida entre Argentina e México, no Soccer City, o italiano Rosetti validou um gol de Tevez em impedimento. A confusão aumentou no gramado porque o lance foi repetido no telão do estádio. Já na vitória da Alemanha sobre a Inglaterra, o uruguaio Larrionda não viu que a bola de Lampard entrou. Os auxiliares dos árbitros também não compareceram ao treino.

De acordo com o assessor de imprensa da Fifa, Larrionda e Rosetti eram esperados na escola em Pretória, mas ficaram no hotel. O uruguaio estaria irritado por ter recebido várias ligações de jornalistas em seu quarto e resolveu não ir ao treinamento.

Carlos Simon no treinamento dos arbitros da Fifa

Brasileiro Carlos Simon no treinamento dos árbitros da Fifa (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)

Chefe de arbitragem da Fifa, José María García-Aranda chegou a irritar repórteres europeus durante sua coletiva de imprensa após as atividades. Perguntado se era a favor ou contra do uso de tecnologia, Aranda afirmou várias vezes que a decisão é da Fifa e da International Board, órgãos responsáveis pelas regras do jogo. Um jornalista chegou a ironizar:

- Não estamos na Coreia do Norte, o senhor deve ter uma opinião.

- A minha opinião é esta. Caso você não goste, problema seu - respondeu o espanhol.

Apesar da proibição da Fifa, a polêmica envolvendo a tecnologia no futebol foi o tema mais abordado em Pretória. Principalmente após a divulgação de um comunicado oficial do presidente Joseph Blatter pedindo desculpas a mexicanos e ingleses e admitindo que novas conversas sobre o assunto serão feitas no futuro.

- Eu tenho uma opinião sobre o assunto, mas não posso falar. Essa é a recomendação da Fifa - disse o auxiliar brasileiro Altemir Hausmann.

Enquanto os brasileiros evitam a qualquer custo perguntas a respeito de tecnologia, outros árbitros comentaram o assunto. Mas sempre evitando problemas com a Fifa. O colombiano Oscar Ruiz lembrou que há 12 anos anulou um gol depois de ter visto o replay em um aparelho de televisão, o que gerou polêmica em seu país.

- Muitos esportes já tentaram usar a televisão para ajudar e desistiram. Às vezes, até mesmo após o replay vocês (jornalistas) não se entendem. Cada canal diz uma coisa O árbitro é humano, pode errar. Só temos essas duas câmeras (apontando para os olhos). A segurança do árbitro é a sua capacidade - afirmou.

Fonte: Globoesporte.com       Autor: Thiago Dias
notícia207 de 73 << anterior    -    próxima >>


Notícias
20/09 17:15 Campeonato Alto dos Pinheiros - menores
08/05 15:32 Campeonato Brasileiro de Veteranos 2012
25/04 11:31 Futebol dos Pais na Chácara do Arqui
26/03 16:40 Arbitragem do Interclubes 50 - Coopercotia x Helvé
10/02 07:39 Paulo César e Marcão nas finais de São Bernardo
08/08 11:36 FR no evento Dia do Craque do Camarote Unyco
05/08 14:32 FR Eventos no VI Dia da Mídia no Estádio do Corint
05/08 14:21 Sálvio Spí­nola prestigia finais do Paineiras
20/09 16:46 Amistoso: Palmeiras x CAT
11/08 10:51 Interclubes Sessentão - Mairinque x SPFC
página 1 de 8 << 10 anteriores    -   próximas 10 >>

Bandeira Eletrônica RefsCALL
Bandeira Eletrônica RefsCALL para arbitragem
FR Eventos Esportivos © 2008 - Site produzido por: Softech Network Informática [admin]